
Acreditamos que a busca diária da maioria dos empreendedores seja definir estratégias para atrair mais clientes. Pois, o aumento do número de consumidores geralmente faz parte das metas de crescimento de uma organização.
Em um mercado tão competitivo têm se tornado cada vez mais desafiador conquistar mais clientes. Por isso, é preciso oferecer algo que diferencie o seu produto ou serviço dos demais.
Além de ser diferente dos demais é necessário fazer com que essa informação chegue até o consumidor.
Mas, antes de apresentar as formas que consideramos importantes para atrair mais clientes, queremos que você tenha clareza quanto ao objetivo de atrair mais clientes. Avalie o seu negócio e responda:
- Por que aumentar o número de clientes?
- A minha empresa tem condições de atender mais clientes?
- O padrão de qualidade oferecido para os clientes atuais será o mesmo com a chegada de mais?
- Qual o tipo de cliente que desejo alcançar?
Com respostas claras na sua mente, podemos prosseguir com o nosso conteúdo.
1. Defina o seu cliente ideal
Este primeiro tópico faz parte de uma das perguntas que você respondeu logo acima.
Se você tem “atirado” para todo tipo de pessoa que considera ser o seu cliente ideal e não tenha obtido resultado positivo, o problema pode ser esse.
É importante que você fale com o público correto. Para isso, é importante que você defina a sua persona, um personagem fictício que representa o seu verdadeiro cliente.
Como você descobre a sua persona? Realizando pesquisas.
É preciso buscar informações relevantes para desenvolvê-la, como descobrir quem são seus clientes, profissão, faixa salarial, o que gostam de fazer, onde buscam informações, quais os objetivos, as necessidades mais urgentes que deseja suprir, entre outras.
Ao coletar as informações é possível identificar os padrões e começar a estruturar sua persona. A criação desse personagem vai direcionar a produção de conteúdo e definir para alcançar mais clientes e também, a fidelização dos atuais.
2. Invista nas redes sociais
Com a transformação digital que vem acontecendo, as empresas têm estado cada vez mais presentes nas redes sociais.
Mas, não é qualquer rede social que vai atrair os clientes que deseja. É necessário conhecer a rede mais usada pelo seu público. E essa informação você já tem, devido ao detalhamento da sua persona.
Mais importante do que estar nas mídias sociais, é estar presente na mesma mídia do que eles, esse é o diferencial.
3. Produza conteúdos de qualidade
Agora que você já sabe quem é o seu cliente, e em qual rede social ele está, é preciso definir os conteúdos que serão apresentados a ele.
Um conteúdo bem elaborado, criativo, informativo, que chama a atenção do consumidor é um dos fatores importantes na atração de clientes.
Você precisa se conectar com seu público.
Nota: Fazer dancinhas na rede social só porque está em alta e não passar conteúdo relevante ao seu cliente, não surte efeito.
5. Ofereça promoções
A palavra promoção sempre chama a atenção do cliente, e ainda, destaca o seu negócio.
Antes de lançar a promoção é importante definir uma boa estratégia para que não cause impacto negativo no financeiro da empresa. Após isso, comece a divulgar nas redes sociais, para os clientes atuais, assim eles também divulgam para outras pessoas.
Você também pode lançar uma promoção diferente para os novos clientes, como cupom de desconto na primeira compra. Isso incentiva a conhecer o seu produto ou serviço.
6. Participe e promova eventos
Participar de eventos que concentram parte do seu público é uma forma de divulgar o seu negócio e também adquirir conhecimento do mercado.
Pesquise quais eventos seus consumidores costumam participar e invista neles.
Mesmo que você faça contato com pessoas que não são o seu perfil de cliente, é válido, pois elas podem vir a se tornar parceiros ou propagadores da sua marca. Então, considere investir tempo em construir relações de qualidade.
Outra opção é promover ações ou eventos dentro da empresa que atraiam clientes em potencial, isso faz todo sentido. Uma boa dica é apostar em eventos online, ações sociais, entrega de conteúdo de valor, como ebook.
7. Faça parcerias
Investir em parcerias com outras empresas ou negócios locais com empresas que têm produtos complementares ao seu é mais uma das formas de atração.
Ter parceiros que apoiam a sua marca, ajuda a ganhar credibilidade com os consumidores, ainda mais, se os parceiros tiverem um nome consolidado no mercado.
Essa rede de apoio que se forma entre as empresas é benéfica para todos envolvidos, um ajuda a divulgar o negócio do outro, trocam experiências e os clientes vão sendo envolvidos ali.
Outra opção, é investir em influenciadores digitais, pessoas que utilizam as redes sociais para expressar a opinião e influenciar determinado público.
Ao optar pelos influencers, é importante analisar se eles possuem audiência com o público específico para o seu negócio.
8. Invista em marketplace
O marketplace é uma plataforma administrada por uma empresa específica, onde diversos fornecedores se cadastram e comercializam seus produtos.
Dependendo do perfil do seu negócio, adotar essa estratégia pode ser relevante para tornar a sua marca conhecida e atrair a atenção de potenciais clientes.
9. Ofereça um atendimento de qualidade
O que adianta, atrair o cliente e não oferecer um atendimento de qualidade? Se o consumidor não receber um atendimento adequado, provavelmente na próxima vez em que ele precisar do produto ou serviço, recorrerá ao seu concorrente.
Preocupe-se em atrair e fidelizar o cliente. Pois, o cliente que recebe um atendimento diferenciado, além de ser fiel a sua marca, traz novos clientes.
De acordo com a American Express, 1 cliente satisfeito é capaz de compartilhar a boa experiência com 11 pessoas. Já 1 insatisfeito compartilha com 15.
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