
Já imaginou as tarefas mais repetitivas e operacionais do seu negócio acontecendo de forma automática?
É isso que o RPA (Robotic Process Automation) oferece, a automatização de processos por robôs.
Esse software é capaz de repetir perfeitamente as sequências de cliques e comandos que o humano faria para executar determinada atividade.
Então, basta definir quais processos serão automatizados e pré-definir a sequência de ações que essa ferramenta deverá seguir para realizar determinada tarefa.
Após isso, o robô estará apto para executar as atividades de forma mais rápida, sem erros quantas vezes forem necessárias e o melhor, totalmente automática. Com isso, seu colaborador poderá se dedicar a atividades mais estratégicas da empresa.
Além de otimizar o tempo de execução de determinadas atividades, o RPA oferece outras vantagens. Quer conhecer?
Vamos lá!
1. Melhora a produtividade
Estamos sempre em busca de aumentar a produtividade, seja pessoal ou dos negócios. No seu caso, podemos considerar os negócios, então isso pode ser resolvido com a implementação do RPA.
Tarefas que demandam um tempo significativo da sua equipe, e são executadas manualmente. Agora, podem ser realizadas automaticamente, com mais agilidade e de forma assertiva, sem a necessidade de intervenção humana.
Imagina aquela planilha gigante sendo atualizada sozinha. Imaginou? Seu colaborador agradece não precisar se preocupar com ela. Pois além de livrá-lo de uma atividade operacional, você consegue aproveitá-lo melhor em atividades mais importantes, que demandam mais dedicação.
2. Redução de custos
Se hoje a sua equipe não está conseguindo desempenhar as atividades em tempo hábil, e você está cogitando aumentar o quadro de funcionários ou terceirizar o serviço, é porque está faltando o RPA.
Com essa tecnologia você consegue automatizar as tarefas operacionais, sem a necessidade de novas contratações. Com isso, há redução nos custos, podendo destinar recursos para investir em outras áreas da empresa.
3. Redução de erros
Nós, seres humanos, somos passíveis de errar o tempo todo, e no trabalho não é diferente, ainda mais se tratando de atividades repetitivas.
Com os robôs desempenhando essas tarefas, conseguimos eliminar os erros, pois toda a execução é pré-programada e definida. Isso reduz a incidência de retrabalhos.
4. Integração com diversos sistemas
O RPA é capaz de integrar-se com sistemas variados. Trata-se de uma solução front-end (parte que os usuários conseguem ver e interagir), pois não afeta e nem necessita de conexão com o código das plataformas.
Essa solução automatiza as execuções “externamente” aos sistemas e aplicativos, possibilitando a aplicação de forma geral.
5. Velocidade nos processos
Tornar os processos mais rápidos é uma excelente vantagem, pois impacta na organização como um todo.
Podemos citar como exemplo o estudo realizado pelos alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie que analisaram a implementação do RPA em uma empresa de seguros. Antes da solução o tempo de processamento para a emissão da apólice era de 15 minutos, com o RPA o tempo passou para 8 minutos.
6. Aumento na satisfação do colaborador
A satisfação dos colaboradores tende a aumentar com a implementação do Robotic Process Automation, pois com a solução a equipe não tem mais o estresse com atividades repetitivas e pouco produtivas, passam a desempenhar atividades mais estratégicas, valorizando o capital humano.
7. Trabalho contínuo – 24/7
O robô pode trabalhar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Então, se você precisa que uma atividade seja executada sem interrupções, como emissão de nota fiscal, o RPA oferece essa vantagem.
Agora que apresentamos algumas vantagens da solução, você pode estar pensando em uma forma de implementá-la no seu negócio.
Separamos 4 pontos essenciais para implementar o RPA, são eles:
Mapeie as necessidades
Comece analisando os processos internos da sua empresa que necessitam ser automatizados. Foque nas tarefas que possuem baixo valor agregado, mas que são volumosas.
Avalie os fornecedores da solução
Pesquise empresas especialistas no desenvolvimento e implementação de RPA. Algumas fazem demonstração do produto para que você entenda o funcionamento e como pode se encaixar na rotina de forma mais prática.
Implemente o piloto
A implementação inclui também a integração aos sistemas e o treinamento dos colaboradores, pois certamente haverá mudanças significativas.
A equipe de TI também é envolvida nessa etapa, deve ficar atenta ao piloto da operação, documentando as atividades da aplicação. Com isso, é possível detectar problemas e incompatibilidades logo no início, possibilitando melhorias e correções na solução.
Faça gestão do ciclo de vida
Com a solução implementada, é importante fazer a gestão do ciclo de vida, ou seja, desenhar os sucessos e possibilidades de melhoria.
É indispensável manter esse controle para traçar uma boa estratégia de mudança, que afete positivamente nas automações.
Você já detectou os processos da sua empresa que necessitam de automação? Se sim, entre em contato conosco.
Temos uma equipe de especialistas em RPA capazes de desenvolver a melhor solução para o seu negócio.