
Ao precisar agendar uma consulta ou procedimento, você prefere fazer isso por meio de ligação telefônica ou de forma online?
Baseado em uma pesquisa da Mobile Time, 78% dos usuários utilizam o WhatsApp para se comunicar com as empresas, então, podemos presumir que as pessoas têm preferido o modo online por ser uma forma mais prática e rápida.
Agora, nada adianta você ter um WhatsApp para realizar o agendamento de consultas se o mesmo vive congestionado, gerando um elevado tempo de resposta.
Isso pode causar desistência por parte do usuário, pois nos tornamos pessoas imediatistas com essa nova era do digital.
Segundo a pesquisa da Microsoft, 59% dos brasileiros estão dispostos a esperar até 5 minutos por uma resposta, quando entram em contato com uma organização. Mas se esse tempo for maior que 10 minutos, esse valor muda, vai para 7%.
Então se você deseja oferecer um atendimento rápido, personalizado ao seu cliente, o melhor é oferecer um atendimento online e automatizado, via chatbot nos diversos canais da sua clínica ou hospital.
Trata-se de uma ferramenta vantajosa tanto para quem deseja agendar, quanto para quem precisa administrar as consultas.
Vamos falar um pouco sobre as vantagens:
Dispensa ligações telefônicas
A pessoa está ali, conversando com amigos e familiares no aplicativo de mensagens, de repente lembra que precisa agendar uma consulta.
O que você acha mais fácil, sair do app e procurar o número na agenda telefônica ou só ir na lupa do próprio app e pesquisar pela clínica?
A segunda opção é bem mais fácil e rápida. Além disso, algumas pessoas desenvolveram um tipo de aversão à comunicação por ligação.
Isso não quer dizer que a sua empresa não irá receber ligações, apenas que a preferência está maior pelos serviços de autoatendimento. Então, quanto mais opções os usuários tiverem, melhor. Assim eles usam o canal que preferem, seja ligação, WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, chat do site, etc.
Isso também é uma forma de encantar e fidelizar os pacientes.
Disponibilidade 24/7
O paciente tem um dia super cheio e lá pelas 20h lembra que esqueceu de agendar a consulta, mas o atendimento da clínica já encerrou. Então, ele deixa para o outro dia, e acontece a mesma coisa, e assim por diante.
Com isso, ele vai deixando pra depois, isso é ruim tanto para ele quanto para você. Agora, se você tem um atendimento online e automatizado, ele pode entrar em contato qualquer dia e qualquer horário, pois não existe final de semana, feriado, horário comercial, é disponibilidade 24 horas e 7 dias da semana.
Agendamento Self-service
Sabe quando o paciente liga na clínica e pergunta se o Dr. fulano tem horário, no dia específico, o atendente fala que tem e daí começa, tem mais cedo, mais tarde, e no outro dia?
Isso consome tanto o tempo do atendente que poderia estar desempenhando uma atividade mais estratégica, quanto do paciente que poderia já ter resolvido aquela questão em menos tempo.
Com o atendimento online e automatizado, você disponibiliza a agenda do médico e o paciente fica à vontade para escolher o melhor dia e horário. Em poucos minutos o agendamento é feito de forma totalmente autônoma.
Redução na taxa de “esquecimento”
A agenda do médico é super disputada, o paciente consegue agendar a consulta para daqui a dois meses. Qual a probabilidade dele lembrar?
Pode ser que ele seja uma pessoa organizada, que tem o costume de marcar na agenda suas atividades, mas se ele não for esse tipo de pessoa?
A chance de esquecimento é grande, e isso gera transtorno tanto para o médico quanto para ele.
Então, quando você tem um sistema automatizado que faz a função de lembrar o paciente de que ele possui uma consulta agendada em determinado dia e horário, faz com que a taxa de não comparecimento seja reduzida. Porque além de lembrar ele também pode confirmar, assim você tem a “certeza” de que ele comparecerá.
Essa funcionalidade é benéfica para o seu atendente, que não precisa ficar ligando para diversos pacientes para confirmar o horário e para o paciente, pois caso ele esqueça vai demorar mais tempo para conseguir se consultar.
Praticidade na remarcação ou cancelamento
Se a ferramenta faz o agendamento de forma automática, a remarcação ou cancelamento também podem ser feitos da mesma forma.
Ao entrar em contato com a clínica via canal digital, já aparece as opções para o paciente, se deseja agendar, remarcar ou cancelar. Com isso, ele tem autonomia para fazer o ajuste necessário sem precisar entrar em contato via ligação.
Atendimento sem fila de espera
Sempre tem um horário na clínica em que o fluxo de atendimento presencial e telefônico é super intenso. Vira uma loucura, os atendentes quase enlouquecem e acabam nem prestando um atendimento de qualidade.
Além disso, os pacientes que entram em contato via telefone precisam aguardar na fila de espera para conseguir marcar a consulta.
Com a automatização o agendamento é imediato, os usuários não precisam enfrentar longas filas, em poucos cliques o horário da consulta já está garantido.
Com isso, gera uma otimização do tempo do atendente e paciente, e também um aumento na satisfação de ambos.
Agora que você já sabe as vantagens de automatizar o atendimento, veja como implementar essa solução na sua clínica ou hospital.
Como implementar o chatbot nos canais de atendimento?
O chatbot é a opção mais completa e autônoma para assumir o agendamento de consultas. Por meio da inteligência artificial, o atendimento pode ser totalmente personalizado, tornando a interação entre robô e paciente cada vez mais natural.
A implementação do bot pode ser feita nos diversos canais de atendimento clínica. Então, se você deseja disponibilizar a função automatizada dos agendamentos no site, WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, etc, é totalmente possível.
Por ser uma ferramenta personalizável, ela é desenvolvida para atender as necessidades do seu negócio. Não importa a quantidade de médicos, especialidades, peculiaridades de cada um, o bot é capaz de conciliar tudo isso, sem a necessidade de intervenção humana.
A automatização do atendimento tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Se você deseja fazer parte dessa revolução e oferecer o melhor para o seu paciente, entre em contato com a CXDS e confira como você pode levar hoje mesmo essa tecnologia para a sua clínica.