
Cobrança, um assunto delicado tanto para quem faz a cobrança, quanto para quem é cobrado. Então, pensando em tornar essa experiência mais tranquila para os dois lados, por que não investir em um chatbot para desempenhar essa função?
Nos preocupamos tanto em facilitar a vida do cliente e tornar a experiência dele a mais agradável possível, implementar um chatbot para tratar de um assunto tão sensível é uma das formas de melhorar a experiência, pois facilita a renegociação e preserva o relacionamento com o cliente.
Por meio dos canais digitais, como WhatsApp, Telegram, Facebook Messenger, chat do site, etc, o cliente pode entrar em contato com a empresa e regularizar a situação, sem passar pelo constrangimento de receber uma ligação.
Além do método de cobrança por ligação estar ultrapassado, você permite que o cliente resolva tudo de forma fácil e rápida por meio de um dispositivo móvel e no canal de sua preferência.
Quer descobrir mais sobre essa forma de cobrança? Continue lendo esse post.
O que é chatbot?
Chatbot, também conhecido como bot, é um software enriquecido com Inteligência Artificial (IA), capaz de conversar com um usuário humano por voz ou texto, utilizando a linguagem natural, a que nós utilizamos para nos comunicar, independente do idioma. A interação entre usuário e robô é feita por meio de plataformas digitais, como aplicativos de mensagem e sites, tudo em tempo real.
Por que usar chatbot para cobrança?
Além da atividade de cobrança não ser a mais agradável, costuma demandar muito esforço, treinamento e tempo dos colaboradores, também gera um alto custo operacional.
Quando o assunto envolve resolver pendências financeiras, na maioria dos casos o cliente precisa passar por diversos setores da empresa para que sejam feitas as devidas consultas e assim encontrar a melhor forma de negociação, isso resulta em uma experiência desgastante para todos os envolvidos no processo.
Mas, com a implementação do chatbot nos canais digitais, o cliente encontra um atendimento ágil, prático, disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana e eficiência na análise de dados. Por outro lado, a empresa aproveita melhor o tempo e a capacidade intelectual dos colaboradores. Com isso, ambos saem ganhando, pois a quitação da dívida torna-se menos desconfortável.
O que os chatbots de cobrança são capazes de fazer?
Os chatbots de cobrança podem ser adotados por empresas de qualquer segmento, podendo atuar especificamente no setor financeiro ou em instituições financeiras.
Veja a capacidade desses robôs.
Atende diversos clientes ao mesmo tempo
Não importa quantos clientes entre em contato ao mesmo tempo, o bot consegue atender todos de forma individualizada, personalizada e pelo canal digital escolhido pelo usuário.
Identifica, reconhece e negocia
Assim que o cliente entra em contato com a empresa, o bot pede um fator de identificação, como o CPF e assim consegue identificar o usuário. A partir disso, faz o reconhecimento das pendências financeiras e já propõe negociações pré-definidas. Mas, também pode deixar a negociação aberta para que o cliente informe a melhor forma de pagamento.
Com isso, o chatbot fecha o acordo com o cliente e envia o boleto para pagamento, tudo de forma automática, sem a necessidade da intervenção de um atendente.
Oferece a discrição que o cliente merece
Sabe quando o telefone toca e você não conhece o número? A gente já brinca: é cobrança. Com o chatbot isso não acontece, o cliente está ali no aplicativo negociando a dívida e ninguém sabe. Quem vê imagina que é uma conversa normal entre conhecidos no WhatsApp, Telegram ou outro canal.
Disponibiliza relatórios
Com o método de cobrança automatizado, é mais fácil ter acesso aos dados das negociações. A ferramenta disponibiliza relatórios para que você saiba a quantidade de acordos e os valores.
Oferece validade jurídica
O cliente não precisa ficar receoso em fechar um acordo digital, a negociação possui validade jurídica.
Possibilita o autosserviço
Quando o consumidor encontra o melhor momento para regularizar a sua situação financeira, deseja que aconteça da forma mais rápida e prática possível. Na maioria das vezes ele não vai encontrar isso em um call center e sim em uma ferramenta digital.
Ele só precisa escolher o canal digital que deseja falar com a empresa e fazer a negociação imediatamente, sem fila de espera, sem aguardar a transferência para o responsável é tudo de forma automática e autônoma.
O chatbot de cobrança além de oferecer tudo o que citamos acima, trás a modernização que essa atividade tanto precisa.
Se você quer implementar uma solução de cobrança na sua empresa, entre em contato com a CXDS.