
O uso de chatbots nos diversos canais de atendimento e para diferentes finalidades está crescendo a cada ano que passa no mundo dos negócios. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, só no ano passado, foram desenvolvidos 216 mil bots no Brasil para empresas de diversos segmentos.
Além de estar em alta a automatização do atendimento, possui boa aceitação entre os consumidores, principalmente por oferecer um atendimento rápido, eficiente e possuir disponibilidade imediata, como aponta pesquisa da Sinch.
Essa transformação digital está se tornando um diferencial competitivo entre as empresas, por melhorar a experiência do cliente e ser a melhor forma de atração e fidelização. Isso explica a produção de 65% dos bots para a finalidade de atendimento ao cliente.
Além da finalidade mencionada acima,o bot pode ser usado no marketing, vendas, cobrança, apoio aos setores, entre outros.
Como você pode perceber os chatbots podem ser utilizados em diversas frentes, mas será que eles podem ser implementados em qualquer tipo de negócio? Claro que sim!
Eles são desenvolvidos para atender necessidades específicas de cada empresa, tornando-se útil para qualquer segmento.
Preparamos uma lista com 5 exemplos de nichos em que os bots podem ser utilizados.
Instituições financeiras
Quando falamos em banco, fazemos ligação com burocracia e longas filas de espera. Mas ainda bem que grande parte dessas instituições estão presentes no digital. Isso tem sido positivo tanto para os clientes quanto para os funcionários, pois demandas simples podem ser resolvidas via canais digitais, por um chatbot.
No ano de 2021, 17% dos bots desenvolvidos foram para instituições financeiras.
Os robôs podem de atender diversas solicitações, como:
- Responder dúvidas;
- Confirmar e informar sobre transações de pagamento, compra e faturas;
- Dar assistência e antecipar dúvidas com base em interações passadas;
- Enviar extratos e rendimentos;
- Aconselhar financeiramente o usuário e indicar novos investimentos.
Em cooperativas de crédito a jornada do chatbot inicia na pré-venda, passa pela venda de produtos financeiros e atendimento. Neste segmento a combinação da automação com o contato humano oferece a experiência ideal aos cooperados.
Seguradoras
A aquisição de seguro envolve uma papelada complexa e também a verificação de antecedentes, aprovações, etc.
A análise dos documentos de apólices de seguros é um desafio, principalmente para quem está adquirindo o primeiro, devido ao vocabulário e práticas específicas do segmento.
Para facilitar esse processo as empresas têm investido em chatbots que iniciam o processo com perguntas básicas, como idade, profissão, tipo de seguro, rendimento anual, entre outras informações.
Com isso, o robô processa os dados e seleciona as apólices de acordo com o perfil e preferência do comprador. Além disso, o robô pode esclarecer dúvidas.
Lembra que mencionamos o vocabulário específico deste ramo? Os bots podem usar uma linguagem de fácil compreensão para o público geral, principalmente no preenchimento dos formulários.
Os bots atuam como assistentes, fazendo perguntas em uma linguagem simples e usando as respostas para completar automaticamente os campos do formulário online.
O assistente virtual também pode ser usado para atender demandas urgentes, como acidentes, roubos, casos de saúde, etc, pois estão disponíveis 24/7. Além de oferecer um rápido atendimento, também podem realizar tarefas de apoio que consistem em enviar documentos para serem preenchidos após o sinistro e envio da segunda via da apólice.
Empresas de TI
Os chatbots são muito úteis na área de TI, podem funcionar como ferramenta de apoio no processo de desenvolvimento, oferecendo otimização e praticidade.
Sua utilização pode ser aplicada para diversas funcionalidades, como
- Teste de implementação de software – os projetos digitais precisam ser testados antes de serem lançados para o público. O bot pode atuar fazendo simulações dentro do protótipo e buscando inconsistências. Isso torna o software que está sendo desenvolvido mais confiável;
- Acesso remoto – ao invés do técnico se deslocar até o local onde a máquina está, ele consegue acessá-la remotamente para fazer reparos, instalar programas, etc. O bot funciona como um assistente do desenvolvedor na execução dessa atividade;
- Automatização do suporte técnico (help desk) – é um serviço de atendimento ao usuário para esclarecer dúvidas, solucionar problemas técnicos relacionados a informática e computação. Com isso, o serviço passa a funcionar 24/7.
Serviços regulados
Dentre os serviços regulados estão as companhias de água, luz e telefone. Os chatbots podem atuar no atendimento ao cliente enviando a segunda via de contas, registrando e informando problemas relacionados ao serviço prestado, respondendo dúvidas frequentes, recebendo reclamações, sugestões e demais demandas.
E por último o mais curioso
Time de futebol
Em 2021, o Flamengo implementou dois bots nos canais de atendimento. Em um ano de atuação já realizaram 80 mil atendimentos e 1,9 milhão de troca de mensagens.
Um fala sobre o produto e tenta converter o usuário em sócio-torcedor. Já o segundo fornece conteúdo para o torcedor no processo de venda de ingressos. São utilizados dois pois trata-se de públicos distintos.
Viu como os chatbots servem para todo tipo de segmento? Eles já estão presentes no atendimento dos times de futebol, mas não no seu negócio. Isso é uma falta gravíssima!
Entre em contato conosco, temos a solução ideal para a sua empresa.