
Se você busca mais organização, eficiência nos processos, melhor acompanhamento de dados para sua empresa, então você precisa investir em um software de CRM.
Além de auxiliar nas questões internas da organização, também ajuda a gerenciar as vendas e a forma de se relacionar com os clientes. Pois, trata-se de uma ferramenta que coleta e armazena informações importantes sobre os clientes e também, do relacionamento deles com a empresa.
Essas informações podem ser utilizadas para estruturar estratégias mais assertivas de marketing, vendas e atendimento, tudo focado na experiência do cliente.
Para conhecer mais sobre essa ferramenta, continue lendo esse post.
O que é CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, traduzindo para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma ferramenta que possibilita o armazenamento de dados dos clientes como nome, e-mail, telefone, etc, detalhes sobre as interações realizadas com a empresa, como e-mail e reunião e também permite o acompanhamento da jornada de compra do consumidor. Tudo isso em um só lugar.
O CRM também está ligado às técnicas utilizadas para otimização de relacionamento com o cliente, pois devido ao uso adequado da ferramenta é possível criar ações mais estratégicas e interagir com os consumidores de forma individual.
Como funciona um CRM?
Como já mencionamos, um software de CRM é capaz de coletar, armazenar e gerenciar dados, seja de clientes ou potenciais clientes (leads). E visa a otimização de estratégias de marketing e vendas, para a geração de novas oportunidades de negócio.
Para que os dados dos clientes fiquem armazenados no CRM é necessário integrá-los aos sistemas já utilizados pela organização. E para a captura de informações de potenciais clientes, pode-se utilizar a disponibilização de formulários nos sites para que as pessoas coloquem algumas informações pessoais e assim você possa fazer a gestão de dados.
Além das informações básicas dos clientes, no CRM também são registrados dados mais específicos, como registro de conversas por e-mail entre vendedor e consumidor, reclamações feitas à equipe de suporte e também compras realizadas. Praticamente tudo que diz respeito ao relacionamento do cliente com a empresa
Com isso, as empresas conhecem melhor seus clientes, aumentam a produtividade e otimizam a rotina de trabalho, pois as informações são disponibilizadas em um único lugar, formando um histórico do cliente em todas as etapas do funil de vendas.
Outro ponto importante é optar por CRM na nuvem, pois não precisa ser instalado e é possível acessá-lo de qualquer lugar por meio de dispositivos móveis. Além dessa facilidade, também confere maior segurança e facilita o compartilhamento de dados entre os colaboradores da organização.
Quais setores da empresa podem ser otimizados com um CRM?
O CRM é de grande importância para 3 setores específicos, devido a otimização de processos, são eles:
Marketing
O CRM no setor de marketing possibilita uma comunicação com o cliente mais fácil e personalizada. Pois ali temos todos os dados, necessidades e expectativas do cliente, com isso, as equipes podem criar conteúdos mais direcionados.
Além disso, também pode acompanhar toda a trajetória do consumidor, relacionado com a marca e o funil de vendas. Pois é possível saber se é a primeira, segunda ou terceira vez que se relaciona com a empresa, o que já comprou, as experiências, as próximas aquisições e muito mais.
Sem dúvida, essas informações mostram o cuidado da organização com o público contribui para uma melhoria contínua.
Vendas
Para o time de vendas, o CRM auxilia na identificação dos leads qualificados, e isso contribui para a definição de estratégias para transformá-los em clientes.
Pois os leads chegaram até aqui através das ações do pessoal do marketing, que atraiu essas pessoas nas redes sociais e sites, colheu informações, fez a qualificação e passou para o time de vendas “fazer o gol”.
Além de auxiliar na identificação dos leads, com o CRM é possível ver os negócios em andamento, gerenciar contratos, acompanhar compromissos, também facilita a gestão da equipe, o cálculo de comissões e a distribuição de clientes por vendedor, entre outras funções.
Suporte
Ao utilizar o CRM, a equipe de suporte tem acesso a todas as informações necessárias do cliente e assim pode oferecer um pós-venda de qualidade.
Quando chega uma demanda para esse time eles já estão preparados, pois já sabe todos os trâmites entre o cliente e a empresa, o que aconteceu até chegar ali e assim o atendimento fica mais ágil e eficiente.
Principais vantagens da ferramenta
Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais áreas o CRM pode ajudar na otimização, vamos conhecer as principais vantagens de implementar essa ferramenta.
1. Integração dos setores de marketing e vendas
A integração desses setores é a principal vantagem, pois facilita a troca de informações entre eles, que são “a porta de entrada” do cliente na organização. O resultado disso é a passagem do lead qualificado pelo marketing ao setor de vendas.
Como todos os clientes estão centralizados no CRM, os dois setores não correm o risco de ter informações desencontradas e podem compartilhar insights e trabalhar em sinergia.
2. Redução do ciclo de vendas
A plataforma de Customer Relationship Management, permite que você identifique em qual etapa do funil de vendas que o lead se encontra, com isso, é mais fácil adotar estratégias para que ele avance para a próxima fase.
Essa ferramenta ajuda a evitar que os leads fiquem estagnados no funil, possibilitando que o ciclo de vendas fique mais curto e rápido.
Automação das tarefas
O CRM possibilita a automatização de diversas tarefas repetitivas e manuais, fazendo com que as equipes de atendimento e vendas se concentrem em tarefas mais significativas, como fazer contato com o cliente.
Com a plataforma é possível criar e salvar tarefas a serem executadas futuramente pelos vendedores, a partir disso, eles serão notificados de forma automática com as informações de quando e o que precisa ser feito.
4. Geração de relatórios
Chega de relatórios confusos, em planilhas complexas e difíceis de atualizar. Com esse software você tem acesso a relatórios detalhados sobre o desenvolvimento das atividades, pontos fortes, o que precisa ser melhorado, etc e o melhor, de forma automática.
5. Aumento da retenção de clientes
O CRM ajuda a organização a desenvolver um relacionamento mais próximo e duradouro com os clientes. Pois permite conhecer melhor as necessidades, preferências, características, isso facilita a comunicação e o incentivo a novas aquisições.
Quanto maior for a retenção dos clientes atuais, melhor. Atrair novos custa de 5 a 10 vezes mais caro do que vender para um atual, é o que diz a business.com.
6. Integração com chatbots
Integrar chatbot e CRM é uma forma de potencializar ainda mais o uso das duas ferramentas. O chatbot implementado nos canais digitais para fazer o atendimento ao cliente, é capaz de coletar as informações e armazenar no CRM. Com isso, os dados do cliente ficam registrados no sistema e a interação entre usuário e bot será cada vez mais personalizada e assertiva.
Agora que você conhece o poder do CRM e sabe como ele pode potencializar ainda mais o seu negócio. Você pode desenvolver um bot com a CXDS e utilizar o nosso CRM para armazenar os dados dos seus clientes, caso não tenha um implementado na sua empresa. Se tiver podemos integrar o nosso bot ao seu CRM, é super fácil.
Para saber mais sobre o desenvolvimento do bot e integração com CRM, é só entrar em contato com a CXDS.