
Transformar digitalmente um negócio significa passar por um processo de mudança de mentalidade, pois o objetivo é tornar a empresa mais moderna, com a implementação de tecnologia nos diversos setores.
A adoção de tecnologias significa automatizar processos, ou seja, programá-los para que a execução seja feita sem a intervenção de humanos.
Com isso, os processos ficam mais rápidos e a capacidade produtiva dos colaboradores aumenta.
Isso é possível, com a implementação de um RPA.
O que é RPA?
O RPA (Robotic Process Automation) é uma aplicação tecnológica que permite a automatização de processos com o uso de robôs. Com isso, é possível automatizar demandas repetitivas e operacionais de uma empresa.
O robô “imita” as ações do humano na execução de determinada tarefa, como cliques e comandos no computador para enviar um e-mail, por exemplo.
Você pode imaginar a aplicação do RPA em diversos setores da empresa, pense nas atividades repetitivas que seus funcionários precisam fazer com frequência, elas podem ser executadas por essa tecnologia.
Além de agilizar os processos, gera aumento da satisfação dos colaboradores, pois eles terão mais tempo para se dedicar a tarefas mais importantes e que demandam habilidades mais estratégicas.
Como funciona o RPA?
O RPA executa as atividades a partir da programação pré-definida das sequências de ações, que serão realizadas para chegar ao resultado desejado.
Para que o RPA seja preciso, é necessário que o responsável pela atividade detalhe na ordem exata a sequência de cliques e comandos efetuados para realizá-la.
Após o passo a passo ser definido, e o robô implementado, a atividade que antes era executada repetidas vezes pelo funcionário, poderá ser realizada automaticamente, com total precisão e sem erros.
Veja o exemplo de uma solução desenvolvida aqui na CXDS: uma vez por semana o robô acessa 3 sites concorrentes do nosso cliente, consulta os itens desejados, captura dados (preços) e registra em uma planilha.
Todas as ações necessárias para executar essa tarefa foram mapeadas, inclusive a escolha dos site, itens, dados.
O objetivo é que a execução de processos repetitivos seja otimizada e cada vez mais independente. Pois trata-se de uma solução que se adapta bem a diversos sistemas já existentes e é escalável.
Como o RPA pode transformar digitalmente a sua empresa?
O RPA pode transformar todos os processos que demandam tempo e esforço repetitivo dos seus colaboradores.
Sugerimos que você faça uma pesquisa nos setores da organização para conhecer os processos que são verdadeiros gargalos.
Para adiantar, vamos apresentar algumas atividades que podem ser desempenhadas pelo RPA:
- Conectar-se a APIs (Interface de Programação de Aplicativos);
- Copiar e colar dados;
- Mover arquivos e pastas;
- Extrair e processar conteúdo estruturado ou semiestruturado de documentos, PDFs, e-mails e formulários;
- Ler e escrever em bases de dados;
- Abrir e-mails e arquivos anexados;
- Encontrar informações na internet;
- Fazer cálculos.
Esses exemplos geralmente são comuns a empresas de todos os segmentos. Mas em casos específicos é possível construir uma automação específica para o seu negócio, independente do tamanho.
Agora que você conheceu o RPA e descobriu que é possível usar a automatização de processos para melhorar o fluxo de trabalho da sua empresa, entre em contato com a nossa organização. Temos uma equipe disponível para desenvolver as melhores automações para a sua organização.