
As empresas têm buscado, cada vez mais, formas de aumentar a produtividade, reduzir custos, automatizar processos, melhorar o atendimento ao cliente. Com isso, tem optado por implementar soluções digitais.
A adoção dessas ferramentas tem crescido no meio corporativo e não há dúvidas de que elas vieram para ficar. Quanto maior a familiaridade dos gestores e líderes com essas tecnologias, maiores são as chances de ampliar o uso nos diversos setores.
Para as empresas que desejam fazer parte do mercado competitivo, é indispensável que tragam a transformação digital para o dia a dia. Mas para que isso aconteça, é preciso que os responsáveis pelas organizações tenham conhecimento sobre as ferramentas disponíveis no mercado.
Em uma pesquisa realizada pela KPMG com CEOs, constatou que no Brasil, 7% dos executivos não sabem como agir diante das principais tendências tecnológicas e 20% mencionaram dificuldade em tomar decisões rápidas relacionadas à tecnologia.
Por isso, é importante que você, empresário ou responsável por buscar inovações tecnológicas, fique por dentro das soluções digitais disponíveis.
Trouxemos esse post para auxiliá-lo na escolha da solução ideal para transformar a sua empresa.
Mas antes de optar por alguma tecnologia é importante observar alguns pontos:
Usabilidade
A usabilidade está relacionada com a capacidade do usuário alcançar êxito ao realizar determinada tarefa utilizando um sistema. A ferramenta precisa ser intuitiva, de fácil compreensão, eficiente, possuir uma boa gestão de erros para que seja usual.
Não adianta você implementar um software de última geração se as pessoas que vão utilizar, cliente ou colaborar, não veem usabilidade. Quando elas sentem dificuldade em interagir com o sistema, procuram outras alternativas e deixam de usá-lo.
Segurança
A segurança dos dados deve ser levada em consideração quando for implementar soluções digitais. Pois dependendo da ferramenta, ela tem acesso a informações sigilosas dos clientes e também da empresa. Caso esses dados sejam extraviados, os prejuízos podem ser irreparáveis.
Por isso, é importante procurar por empresas idôneas que atendam às normas de segurança de dados.
Customização
Pode ser que você encontre uma solução pronta para atender as necessidades do seu negócio, mas seja necessário fazer pequenos ajustes para moldar os recursos a algumas particularidades da empresa.
Então, antes de adquirir a ferramenta tenha certeza de que será possível fazer a customização.
Geralmente esses pequenos ajustes possuem custos menores em relação a um sistema que precisa ser desenvolvido do zero.
Portanto, leve em consideração esses três pontos apresentados, usabilidade, segurança e customização, antes de decidir o tipo de solução a ser utilizado no seu negócio. Esses pontos te proporcionarão confiança na hora de fazer a escolha.
Agora, vamos ver duas soluções digitais capazes de transformar a sua empresa:
Acreditamos que neste momento você já tenha percebido a necessidade do seu negócio e saiba o que precisa ser mudado.
Com isso, apresentamos duas soluções, Chatbots e RPA (Robotic Process Automation) que possuem vantagens comuns, mas a aplicabilidade é diferente.
As vantagens comuns:
- Melhorar a experiência do usuário
- Redução de custos
- Otimização de tempo
- Automação de processos
- Funcionamento 24/7
A aplicabilidade deles:
Os chatbots são implementados no atendimento ao cliente para atender demandas operacionais, como atualização de cadastro, pedido de nova senha, agendamento, acompanhamento de pedidos e processos, entre outros. Tudo isso acontece de forma automatizada, sem a participação humana.
Esse bot é um software enriquecido com inteligência artificial que conversa com o usuário humano por meio de voz ou texto. Interage utilizando linguagem natural, por exemplo, a língua portuguesa. E suas ações são pré-programadas para desenvolver um diálogo em tempo real.
Já o RPA é empregado nas atividades internas da organização. É uma aplicação tecnológica que permite a automatização de processos com o uso de robôs. Com isso, é possível automatizar tarefas repetitivas e operacionais que demandam muito tempo dos funcionários.
O software executa as atividades a partir de programação pré-definida das sequências de ações, que serão realizadas para chegar ao resultado desejado. E para garantir o seu perfeito funcionamento, o responsável pela atividade deve detalhar na ordem exata a sequência de cliques e comandos necessários para realizar determinada atividade.
Dito isso, cabe à você relacionar a necessidade do seu negócio com a solução digital que atenda a necessidade.
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Você tem a opção de transformar totalmente ou parcialmente o seu negócio.