
Antes de apresentar as vantagens de ter um chatbot, é importante que você saiba o que é e como pode ser usado no atendimento ao cliente.
Vamos lá!
O que é chatbot?
É um software enriquecido com inteligência artificial para conversar com o usuário humano por meio de voz ou texto. Esse robô interage utilizando linguagem natural, por exemplo, a língua portuguesa.
As ações desse bot são pré-programadas para desenvolver um diálogo em tempo real.
Acreditamos que em algum momento você já conversou com um robozinho. E é possível que tenha notado como uns são mais inteligentes que outros, até parece que está conversando com um humano.
Os chatbots que possuem inteligência artificial têm a capacidade de aprender. Isso ocorre devido às interações com humanos. Quanto mais interação, maior a habilidade de conversação.
Como pode ser usado no atendimento ao cliente?
O chatbot pode ser utilizado para otimizar o atendimento do seu negócio.
Processos de atendimento repetitivos, como pedido de informações, alteração de cadastro, agendamentos, acompanhamento de solicitações, entre outros, podem ser automatizados com a implementação do bot.
Parou para pensar que seus colaboradores terão mais tempo para desempenhar outras funções?
Ah, e mais uma informação: o bot pode ser integrado em multicanais (WhatsApp, Telegram, Facebook, Messenger, etc), permitindo que o seu cliente utilize o canal digital mais prático para ele.
A disponibilização de diversos meios digitais para contato é uma das formas de melhorar o atendimento do seu negócio.
Agora, vem com a gente conhecer as vantagens de ter um chatbot:
1. Disponibilidade 24/7
Já pensou em ter um colaborador disponível para o seu negócio 24 por dia e todos os dias da semana? É isso que esse robozinho faz por você.
Com esse tipo de solução, você oferece um atendimento completo e sem interrupções ao seu cliente.
Nos casos de atendimento híbrido, em que o primeiro contato é com o bot e depois segue para o atendente, o histórico de conversa fica registrado, então, assim que for possível o colaborador resolverá a solicitação.
2. Atendimento sem fila de espera
Esse robozinho é super eficiente, ele é capaz de conversar com várias pessoas ao mesmo tempo, não gerando fila de espera. Com isso, você ganhar celeridade no atendimento e oferece uma excelente experiência ao usuário
3. Economia de recursos
A possibilidade de reduzir os custos da empresa é uma excelente vantagem. Possibilita que você disponibilize mais recursos para outras áreas.
Se antes era necessário ter um quadro enorme de funcionários para realizar os atendimentos operacionais, hoje você conta com o chatbot para desempenhar essa função. Com isso, seus colaboradores ficam mais focados em desempenhar atividades estratégicas.
4. Otimização do tempo
Essa otimização leva em consideração o tempo do cliente e do seu negócio.
Aqui podemos considerar aquela frase: “tempo é dinheiro!” E temos que concordar com isso.
Pois, o tempo que o seu colaborador ou você gastaria para atender uma demanda simples do cliente, o bot resolve em poucos minutos.
Assim, ninguém fica esperando, o cliente não espera a fila de atendimento caminhar e o colaborador não perde tempo resolvendo coisas simples.
5. Respostas rápidas e com empatia
Ser respondido com rapidez e empatia faz toda diferença no atendimento ao cliente. Com o chatbot não existe variação de humor e muito menos as intermináveis transferências de ligações, em qualquer dia e horário a experiência do seu cliente será a mesma.
6. Aprendizado constante
O bot pode se tornar cada vez mais inteligente com o processo de curadoria, que consiste em avaliar possíveis erros de entendimento nas interações com humanos.
Com essa melhoria constante, o robô torna-se cada vez mais autossuficiente.
7. Melhor experiência do usuário
São utilizadas técnicas na construção de chatbots, capazes de envolver seus clientes. Com essa tecnologia é possível proporcionar uma experiência única ao usuário.
Ele sabe que ao entrar em contato com a sua empresa, via bot, o atendimento, a agilidade e a empatia serão sempre iguais.
8. Envio de arquivos
Ao fazer a integração do robô aos sistemas da sua empresa, será possível que ele faça o envio de arquivos, como fotos, documentos, vídeos.
Durante o atendimento, se for necessário o envio de algum documento, não será preciso transferir para um humano, ele mesmo pode acessar o sistema e prosseguir com a demanda.
9. Multiplataforma
O chatbot é desenvolvido para se comunicar com o público. Com isso, a sua implementação não fica restrita em apenas uma plataforma.
Consideramos que ele é multicanal, o mesmo bot atende em diversos meios digitais. Com isso, é possível automatizar o atendimento do site, WhatsApp, Skype, Telegram, Facebook, e outros.
10. Transferência para humano
O atendimento realizado por chatbot pode ser 100% automatizado ou híbrido, que em determinado momento é transferido para o humano.
Com a transferência não é preciso retomar toda a conversa, o atendente possui acesso ao histórico completo do atendimento.
11. Análise de atendimentos
Os atendimentos ficam registrados em uma base de dados. Com isso, é possível acessar todo histórico de conversas.
Além do histórico, tem os relatórios que mostram outros dados relacionados ao atendimento, como volume, categorização, duração, andamento e outros.
Com essas informações em mãos é possível verificar se os resultados estão de acordo com parâmetros pré-estabelecidos.
12. Aumento da satisfação
Com um atendimento personalizado, ágil, empático e disponível 24 horas em 7 dias da semana, torna-se fácil elevar a satisfação do cliente.
Enumeramos 12 vantagens de ter um chatbot, e não para por ai, quando adquirir o seu poderá descobrir muito mais.
Se você ainda tem dúvida que essa solução pode transformar o seu atendimento. Entre em contato conosco. Temos uma equipe pronta para te atender.